Atualidade

12 Jul. 2024

O pediatra e cirurgião António Gentil Martins, de 94 anos, foi homenageado com a atribuição do seu nome à sala dos médicos de Pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, serviço do qual foi fundador.

10 Jul. 2024

O Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN) identificou 118 casos de drepanocitose, uma patologia que afeta os glóbulos vermelhos e que foi incluída no conjunto de doenças rastreadas pelo chamado “teste do pezinho” em maio de 2021.

10 Jul. 2024

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um instrumento de rastreio que identifica alterações de linguagem em crianças, permitindo a deteção precoce de possíveis dificuldades linguísticas.

01 Jul. 2024

Profissionais de saúde do Hospital Dona Estefânia dedicam-se especificamente a tratar adolescentes entre os 10 e 17 anos, integrando uma unidade que regista uma média anual de 500 internamentos e 1160 consultas.

26 Jun. 2024

A Associação Portuguesa de Doentes com Imunodeficiências Primárias (APDIP) acaba de lançar uma petição pública para a inclusão da imunodeficiência combinada grave (IDCG) no rastreio neonatal realizado a todos os recém-nascidos em Portugal através do teste do pezinho. De acordo com o inquérito ‘Rare Barometer’ realizado pela European Organisation for Rare Diseases (EURODIS), em 2023, a mais de 5.000 pessoas com doenças raras e aos seus familiares, 50 % dos inquiridos revelaram concordar profundamente com a possibilidade de rastrear a doença à nascença. O valor é ainda mais elevado no que diz respeito aos pais de crianças que vivem com doenças raras, com 82 % a afirmar que gostariam que o seu filho tivesse sido diagnosticado à nascença.

24 Jun. 2024

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu orientações para as instituições prestadoras de Cuidados de Saúde para promover um “inquérito de risco infeccioso” na admissão do doente para identificar precocemente casos suspeitos de sarampo.

17 Jun. 2024

O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) apresentou ao Governo um plano para “salvar a urgência” pediátrica que assenta num modelo de urgência referenciada e passa por atendimento até às 23:00.

17 Jun. 2024

A diretora do centro de referência para a paramiloidose do Norte, Teresa Coelho, lamentou a demora nos processos e aprovações de medicamentos que podem tratar melhor uma doença rara que, quando não tratada, provoca a morte em 10 anos.

21 maio 2024

A pieira pode seguir uma de quatro trajetórias distintas com diferentes fatores de risco à medida que se desenvolve nas crianças, possivelmente determinado pelo momento da infeção viral.

21 maio 2024

Investigadores da University College Cork, na Irlanda, concluiram que os bebés que nasceram durante os confinamentos decorrentes da pandemia COVID-19 desenvolveram alterações na microbiota intestinal. De acordo com o estudo publicado na revista Allergy, demonstrou-se que estes bebés apresentam taxas mais baixas de alergias comuns.

Agenda News Farma