Entrevistas

Dr.ª Amália Pacheco: “A vacina é a melhor forma de prevenir os cancros associados ao HPV”
Dr.ª Amália Pacheco
30 Abr. 2021

“O cancro do colo do útero é o resultado final e felizmente raro da infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV)”. E “só aparece nas mulheres que não fazem prevenção com rigor”. São palavras da coordenadora da Unidade de Patologia do Trato Genital Inferior, Colposcopia Laser do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Dr.ª Amália Pacheco. Em entrevista, a especialista frisa a importância da recomendação médica e levanta a ponta do véu relativamente ao estudo que realizou para conhecer os fatores associados à aceitabilidade da mulher em fazer a vacinação contra o HPV.

“Devemos fazer um esforço para manter as nossas coberturas vacinais muito elevadas”
Dr. Hugo Rodrigues
30 Abr. 2021

“As vacinas salvam vidas; qualquer desconfiança é irresponsável, podendo condicionar o estado de saúde da população”. Esta é a principal mensagem destacada pelo Dr. Hugo Rodrigues, a propósito da Semana Europeia da Vacinação. Em vídeo, o pediatra identifica as vacinas que devem ser administradas em idade pediátrica, mesmo que não estejam contempladas no Plano Nacional de Vacinação (PNV). Assista ao depoimento.

“A vacinação confere uma proteção muito elevada contra doença invasiva meningocócica”
Dr. Francisco Abecasis
29 Abr. 2021

“A doença meningocócica invasiva pode ser devastadora”, alerta o Dr. Francisco Abecasis, garantindo que, contra esta doença, “a vacinação confere uma proteção muito elevada”. Nesta Semana Europeia da Vacinação, a My Pediatria conversou com o pediatra sobre a importância de vacinar os adolescentes contra a meningite. Leia a entrevista completa.

“A Pediatria tem sido uma acérrima defensora das vacinas”
Prof.ª Doutora Ana Serrão Neto
29 Abr. 2021

“A Pediatria tem sido uma acérrima defensora das vacinas e tem contribuído para a excelente cobertura vacinal da população pediátrica portuguesa”, faz notar a Prof.ª Doutora Ana Serrão Neto. No âmbito da Semana Europeia da Vacinação, a decorrer de 26 de abril a 2 de maio, a My Pediatria esteve à conversa com a médica pediatra, coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, sobre a importância da vacinação em idade pediátrica e o Plano Nacional de Vacinação em Portugal. Leia a entrevista completa.

O pediatra na luta contra o HPV: informação, prevenção e intervenção
Prof. Doutor Luís Varandas
04 Mar. 2021

“Sabemos que o vírus do papiloma humano (HPV) é de transmissão sexual e que a vacina é mais eficaz se for administrada antes de se iniciar a atividade sexual”. Neste sentido, “os pediatras têm um papel fundamental na prevenção desta infeção”. Palavras do Prof. Doutor Luís Varandas, do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, que, em entrevista, destaca a importância deste especialista para assegurar a confiança desta vacina, uma vez que já a recomendava antes da sua inclusão no Plano Nacional de Vacinação (PNV).

"A meta é erradicar o cancro do colo do útero através da vacinação em massa"
Dr. Daniel Pereira da Silva
04 Mar. 2021

"O único meio realmente eficaz para redução da transmissão do HPV é a vacina". A garantia é dada pelo Dr. Daniel Pereira da Silva, presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Ginecologia e Obstetrícia, em entrevista à My Pediatria, ao abrigo do Dia Internacional da Consciencialização sobre o HPV, que se assinala hoje, 4 de março. Leia a entrevista na íntegra.

“É possível a nível europeu terminar com mais de 90% dos tumores associados ao HPV”
Prof. Doutor Rui Medeiros
04 Mar. 2021

“Em 2030 será possível, a nível europeu, terminar com uma percentagem significativa - mais de 90% - de todos os tumores associados ao vírus do papiloma humano (HPV)”. A mensagem de esperança é do Prof. Doutor Rui Medeiros, especialista em Oncologia Molecular e membro do HPV Action Network, em entrevista à My Pediatria. Em vídeo, o especialista identifica os três eixos de intervenção para alcançar este objetivo. Assista ao depoimento.

O papel da LPCC no combate ao cancro do colo do útero
Dr.ª Natália Amaral
04 Mar. 2021

“O cancro do colo do útero é um problema de Saúde Pública, devido à sua alta incidência e consequente mortalidade”. O alerta é dado pela Dr.ª Natália Amaral, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em entrevista à My Pediatria, na qual salienta ainda a “conjugação de esforços” para baixar o número de casos. Em vídeo, a ginecologista faz um balanço do controlo do vírus do papiloma humano (HPV) e o papel da vacinação neste processo.

HPV: vacinação trava vírus que afeta várias especialidades
Dr.ª Ana Jardim
04 Mar. 2021

A relação entre o vírus do papiloma humano (HPV) e as várias especialidades afetadas pelo mesmo, nomeadamente a Otorrinolaringologia, é uma das principais mensagens de alerta da Dr.ª Ana Jardim, do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre o HPV, que se assinala hoje, 4 de março. Em entrevista, a especialista destaca o papel preventivo da vacinação na redução da incidência desta infeção viral e, consequentemente, de seis tipos de cancro. Assista ao vídeo.

Prof. Doutor Luís Varandas: “Para prevenção da hepatite A temos vacinas que são altamente imunogénicas”
Prof. Doutor Luís Varandas
28 Jan. 2021

De 25 a 28 de janeiro está a decorrer o IV Congresso Virtual de Vacinas, organizado pela MSD Espanha e Portugal, em formato 100% digital. É uma iniciativa composta por mais de 35 webinars transmitidos em direto e, entre os palestrantes de referência, está o Prof. Doutor Luís Varandas. Em declarações à My Pediatria, o especialista explicou tudo sobre a vacinação para a hepatite A.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

 

Apoio

BialMSD