Entrevistas
“É muito importante neste congresso falarmos desta entidade para fazer o diagnóstico e o tratamento adequado, impedindo que fique no desconhecido e seja tratado como uma gastroenterite.” Quem o afirma é a Dr.ª Márcia Quaresma, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, sobre a sua sessão “FPIES – Raridade? Que fazer?”, na 9.ª Reunião Temática da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica. Veja a entrevista.
“Quando existe a ingestão de um alimento alergénico e que de imediato começam a surgir sintomas, rapidamente os pais não têm dúvidas de que há ali uma reação alérgica ao alimento; portanto, os pais são os principais identificadores do alergénio.” Palavras da Dr.ª Cláudia Pedrosa, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, no âmbito da sua sessão “Particularidades da anafilaxia no lactente”, na 9.ª Reunião Temática da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP). Veja a entrevista.
O caráter prático para o quotidiano clínico no Serviço de Urgência destacou-se nesta 9.ª Reunião Temática da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP). O presidente da sociedade, Dr. Libério Ribeiro, realiza uma avaliação “altamente positiva” e “proveitosa” reforçada com as felicitações dos seus participantes e “um bom retorno das opiniões”, pelo debate das principais patologias alérgicas que podem necessitar de recorrer ao Serviço de Urgência, consoante as agudizações. Assista à entrevista para conhecer os principais highlights das temáticas abordadas.
A XV Reunião de Inverno da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) vai revisitar um assunto capital, que é a “Vertigem na Infância”. A presidente da APO, Dr.ª Sandra Costa, justifica a escolha do tema e explica a importância deste evento, com participação por convite.
A My Pediatria contou com a antevisão da 9.ª Reunião Temática da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP), pela perspetiva do seu presidente, Dr. Libério Ribeiro. O encontro decorre já no próximo dia 25 de fevereiro, no Hotel Villa Batalha, na vila da Batalha. Veja o vídeo.
O Teste da Bochechinha é um novo procedimento genético para detetar cerca de 340 mutações precocemente "que outros testes não conseguem, impactando significativamente a qualidade de vida do bebé e salvando vidas", partilha a Dr.ª Susana Almeida, diretora científica da Pantest e investigadora no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS-FF) na Unidade Multidisciplinar de Pesquisa em Biomedicina. Este novo teste já é reconhecido nos Estados Unidos e América Latina, no entanto, é disponibilizado pela primeira vez na Europa, no Hospital Fernando Pessoa. Leia a entrevista na íntegra.
Mais de 1300 pessoas estiveram presentes na Alfândega do Porto para o 22.º Congresso Nacional de Pediatria decorrido de 26 a 28 de outubro. Para a elaboração do programa científico dos três dias de encontro, a presidente do congresso e da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), Prof.ª Doutora Inês Azevedo, relembra o contributo das secções da SPP, comissões e grupos de trabalho para o efeito, constatando que se debateram temáticas das quais os especialistas de Pediatria dão particular atenção, como é exemplo o tópico da Saúde Mental, novas tecnologias e fake news e que foram integradas nesta edição. Acompanhe a entrevista sobre o balanço do congresso.
O Dr. Hugo Rodrigues, pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo, abordou no 22.º Congresso Nacional de Pediatria a consulta virtual e o seu desenvolvimento nos últimos anos. Assista ao depoimento em vídeo.
Antes mesmo da cerimónia de entrega do Prémio Carreira 2022 atribuído no Congresso Nacional de Pediatria, já era conhecido o seu destinatário. O Dr. Bilhota Xavier, pediatra geral, foi homenageado numa sessão agendada para o último dia da 22.ª edição do encontro entre especialistas de Pediatria. Assista ao depoimento do distinguido.
A temática “A urgência espelha a realidade?”, integrada na sessão “A Saúde Mental nos adolescentes”, foi, de entre os muitos tópicos discutidos, retratada no 22.º Congresso Nacional de Pediatria. Em entrevista, a Dr.ª Ana Garrido da Sociedade de Urgência e Emergência Pediátrica deu conta da afluência aos serviços de urgência por doença mental de crianças e adolescentes, situação que tem ocorrido de um modo geral desde o início da pandemia. Assista ao vídeo.