Entrevistas

22.º Congresso Nacional de Pediatria debateu temas “basilares” e de “preocupação” para os especialistas
Prof.ª Doutora Inês Azevedo
04 Nov. 2022

Mais de 1300 pessoas estiveram presentes na Alfândega do Porto para o 22.º Congresso Nacional de Pediatria decorrido de 26 a 28 de outubro. Para a elaboração do programa científico dos três dias de encontro, a presidente do congresso e da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), Prof.ª Doutora Inês Azevedo, relembra o contributo das secções da SPP, comissões e grupos de trabalho para o efeito, constatando que se debateram temáticas das quais os especialistas de Pediatria dão particular atenção, como é exemplo o tópico da Saúde Mental, novas tecnologias e fake news e que foram integradas nesta edição. Acompanhe a entrevista sobre o balanço do congresso.

“A telemedicina já fazia parte da prática clínica de Pediatria antes da pandemia”
Dr. Hugo Rodrigues
04 Nov. 2022

O Dr. Hugo Rodrigues, pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo, abordou no 22.º Congresso Nacional de Pediatria a consulta virtual e o seu desenvolvimento nos últimos anos. Assista ao depoimento em vídeo.

Dr. Bilhota Xavier vence Prémio Carreira 2022: "É um grande privilégio e uma honra"
Dr. Bilhota Xavier
04 Nov. 2022

Antes mesmo da cerimónia de entrega do Prémio Carreira 2022 atribuído no Congresso Nacional de Pediatria, já era conhecido o seu destinatário. O Dr. Bilhota Xavier, pediatra geral, foi homenageado numa sessão agendada para o último dia da 22.ª edição do encontro entre especialistas de Pediatria. Assista ao depoimento do distinguido.

Doença mental: pandemia constatou uma “afluência à urgência de Pediatria”
Dr.ª Ana Garrido
04 Nov. 2022

A temática “A urgência espelha a realidade?”, integrada na sessão “A Saúde Mental nos adolescentes”, foi, de entre os muitos tópicos discutidos, retratada no 22.º Congresso Nacional de Pediatria. Em entrevista, a Dr.ª Ana Garrido da Sociedade de Urgência e Emergência Pediátrica deu conta da afluência aos serviços de urgência por doença mental de crianças e adolescentes, situação que tem ocorrido de um modo geral desde o início da pandemia. Assista ao vídeo.

 

Contexto atual da síndrome inflamatória multissistémica
Dr.ª Ana Sousa
27 Out. 2022

“O impacto cardíaco da infeção a SARS-CoV-2 em idade pediátrica” foi o título da palestra da Dr.ª Ana Sousa, que baseou intervenção na sua experiência atual com a síndrome inflamatória multissistémica. Em entrevista, partilha a realidade vivida na gestão deste doente e as principais questões levantadas.

"Orgulha-nos muito que a Urgência e Emergência sejam sempre relembradas pela SPP"
Dr.ª Sofia Reis
27 Out. 2022

Urgência e Emergência foram duas áreas que tiveram o seu espaço de análise no 22.º Congresso Nacional de Pediatria, através de uma mesa redonda. A Dr.ª Sofia Reis, palestrante da sessão, releva a importância do tema e aponta o caminho para que os cuidados nestes setores sejam melhorados.

A forma como as fake news contribuem para a desinformação na área da Saúde
Dr.ª Joana Gonçalves de Sá
27 Out. 2022

A conferência da Dr.ª Joana Gonçalves de Sá foi das mais aclamadas do segundo dia do 22.º Congresso Nacional de Pediatria. As fake news foram o tópico de discussão, e a desinformação causada no espaço web, que prejudica a literacia em Saúde. Veja a entrevista.

O impacto da pandemia e da guerra na criança
Dr.ª Beatriz Imperatori
27 Out. 2022

A Dr.ª Beatriz Imperatori foi a figura central da conferência inaugural do 22.º Congresso Nacional de Pediatria. A diretora executiva da UNICEF Portugal abordou as sequelas que a pandemia e a guerra transportam para a criança, para a sua Saúde e desenvolvimento.

O cyberbullying no contexto pediátrico
Dr. Hugo Tavares
26 Out. 2022

O curso sobre utilização de redes sociais teve como destaque o cyberbullying, um fenómeno que acaba por tomar lugar no espaço web, e que tem consequências na Saúde e bem-estar das crianças e adolescentes. O moderador do curso, Dr. Hugo Tavares, explica qual o impacto desta realidade e como detetá-la na prática clínica.

Prós e contras da utilização de redes sociais
Dr.ª Alexandra Luz
26 Out. 2022

A Dr.ª Alexandra Luz foi protagonista de uma sessão interativa que marcou o curso sobre utilização de redes sociais, no 22.º Congresso Nacional de Pediatria. Desta forma, à semelhança do que ocorreu na sua intervenção, a especialista partilhou em entrevista a importância de discutir o tema na atualidade.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Prevenção alérgica além da hidrólise
Dr. José Manuel Lopes dos Santos

PUB

 

Apoio

AzevedosBialMSD