Entrevistas

HPV Clinical Cases: "Temos de olhar para o vírus de uma forma multidisciplinar"
Prof. Doutor Luís Varandas
12 Jul. 2021

No âmbito do HPV Clinical Cases, o Prof. Doutor Luís Varandas, do comité ciêntifico do evento, expressa a importância do tema desta edição, e ainda faz o balanço até ao momento. Em entrevista à My Pediatria, o especialista frisa o que representa o mote deste ano: "É necessário tratar o HPV como um todo".

Dr. João Passos comenta SIOP Europe 2021 e discute relevância da caracterização molecular dos tumores em Oncologia Pediátrica
Dr. João Passos
08 Jun. 2021

Em entrevista à My Pediatria, o neurologista do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa destaca os momentos mais marcantes do 2.º Encontro Anual da Sociedade Europeia de Oncologia Pediátrica (SIOP Europe 2021) e explora as necessidades terapêuticas existentes na área, abordando as vantagens e desafios do tratamento guiado pelo diagnóstico molecular.

Rotavírus: “A vacinação é uma das maiores conquistas da Medicina”
Dr. Tiago Prazeres
07 Jun. 2021

“Considerando que temos meios seguros e eficazes para prevenir esta doença, pois que se previna com assertividade e confiança!” Quem o afirma é o Dr. Tiago Prazeres, médico no Serviço de Pediatria do Hospital Privado de Gaia e Instituto Jenner, quando questionado sobre o papel da vacinação no controlo do rotavírus. Em entrevista à My Pediatria, e a propósito do webinar “A importância de prevenir a gastroenterite por rotavírus”, o especialista aborda a importância da prevenção e da vacinação. A sessão decorre no próximo dia 17 de junho, às 21h00, em formato virtual.

COVID-19 em idade pediátrica: o que já sabemos?
Dr.ª Maria João Brito
31 maio 2021

A transmissão do SARS-CoV-2 entre as crianças foi desde o início da pandemia um dos principais pontos de discussão e investigação. A My Pediatria falou com a responsável da Unidade de Infecciologia do Hospital Dona Estefânia, Dr.ª Maria João Brito, que identificou as semelhanças deste vírus com os outros SARS e as suas diferenças. Assista ao depoimento em vídeo da pediatra.

Dr.ª Amália Pacheco: “A vacina é a melhor forma de prevenir os cancros associados ao HPV”
Dr.ª Amália Pacheco
30 Abr. 2021

“O cancro do colo do útero é o resultado final e felizmente raro da infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV)”. E “só aparece nas mulheres que não fazem prevenção com rigor”. São palavras da coordenadora da Unidade de Patologia do Trato Genital Inferior, Colposcopia Laser do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Dr.ª Amália Pacheco. Em entrevista, a especialista frisa a importância da recomendação médica e levanta a ponta do véu relativamente ao estudo que realizou para conhecer os fatores associados à aceitabilidade da mulher em fazer a vacinação contra o HPV.

“Devemos fazer um esforço para manter as nossas coberturas vacinais muito elevadas”
Dr. Hugo Rodrigues
30 Abr. 2021

“As vacinas salvam vidas; qualquer desconfiança é irresponsável, podendo condicionar o estado de saúde da população”. Esta é a principal mensagem destacada pelo Dr. Hugo Rodrigues, a propósito da Semana Europeia da Vacinação. Em vídeo, o pediatra identifica as vacinas que devem ser administradas em idade pediátrica, mesmo que não estejam contempladas no Plano Nacional de Vacinação (PNV). Assista ao depoimento.

“A vacinação confere uma proteção muito elevada contra doença invasiva meningocócica”
Dr. Francisco Abecasis
29 Abr. 2021

“A doença meningocócica invasiva pode ser devastadora”, alerta o Dr. Francisco Abecasis, garantindo que, contra esta doença, “a vacinação confere uma proteção muito elevada”. Nesta Semana Europeia da Vacinação, a My Pediatria conversou com o pediatra sobre a importância de vacinar os adolescentes contra a meningite. Leia a entrevista completa.

“A Pediatria tem sido uma acérrima defensora das vacinas”
Prof.ª Doutora Ana Serrão Neto
29 Abr. 2021

“A Pediatria tem sido uma acérrima defensora das vacinas e tem contribuído para a excelente cobertura vacinal da população pediátrica portuguesa”, faz notar a Prof.ª Doutora Ana Serrão Neto. No âmbito da Semana Europeia da Vacinação, a decorrer de 26 de abril a 2 de maio, a My Pediatria esteve à conversa com a médica pediatra, coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, sobre a importância da vacinação em idade pediátrica e o Plano Nacional de Vacinação em Portugal. Leia a entrevista completa.

O pediatra na luta contra o HPV: informação, prevenção e intervenção
Prof. Doutor Luís Varandas
04 Mar. 2021

“Sabemos que o vírus do papiloma humano (HPV) é de transmissão sexual e que a vacina é mais eficaz se for administrada antes de se iniciar a atividade sexual”. Neste sentido, “os pediatras têm um papel fundamental na prevenção desta infeção”. Palavras do Prof. Doutor Luís Varandas, do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, que, em entrevista, destaca a importância deste especialista para assegurar a confiança desta vacina, uma vez que já a recomendava antes da sua inclusão no Plano Nacional de Vacinação (PNV).

"A meta é erradicar o cancro do colo do útero através da vacinação em massa"
Dr. Daniel Pereira da Silva
04 Mar. 2021

"O único meio realmente eficaz para redução da transmissão do HPV é a vacina". A garantia é dada pelo Dr. Daniel Pereira da Silva, presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Ginecologia e Obstetrícia, em entrevista à My Pediatria, ao abrigo do Dia Internacional da Consciencialização sobre o HPV, que se assinala hoje, 4 de março. Leia a entrevista na íntegra.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

 

Apoio

BialMSD