Entrevistas

Guimarães: o “berço” da Alergologia Pediátrica em junho
Dr. Libério Ribeiro
18 Abr. 2022

Guimarães vai acolher o 10.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP) entre os dias 2 e 4 de junho. O Dr. Libério Ribeiro, presidente da SPAP, anuncia este encontro. Veja o vídeo.

“É necessário trabalharmos para a integração das pessoas com autismo na sociedade”
Beatriz Freitas-Branco
04 Abr. 2022

“Atualmente, estima-se que pelo menos 1 % das pessoas tem autismo.” Quem afirma é o Dr. Fernando Campilho, presidente da Federação Portuguesa de Autismo (FPDA), em entrevista à My Pediatria, no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, assinalado a 2 de abril. 

Dr.ª Eduarda Osório Ferreira apela a uma participação ativa no Curso de Actualização em Dermatologia Pediátrica
Dr.ª Eduarda Osório Ferreira
21 Mar. 2022

O Curso de Actualização em Dermatologia Pediátrica, organizado pelo Grupo Português de Dermatologia Pediátrica, no dia 28 de maio, no Hotel Ipanema Park, no Porto. Em entrevista, a Dr.ª Eduarda Osório Ferreira apelou à participação de todos os profissionais de saúde interessados na área. 

"A partilha do conhecimento é chave para que mais doenças infecciosas possam ser evitadas"
Dr. João Romano
21 Fev. 2022

Com foco no Congresso Virtual de Vacinas 2022, realizado entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro, o Dr. João Romano, medical advisor vaccines na MSD Portugal, em entrevista à My Pediatria, abordou os contextos da vacinação em Portugal e as parcerias internacionais inseridas nesta modalidade, concretamente com a MSD Espanha, aludindo, ainda, para os desafios futuros nacionais. Leia a entrevista.

“Recomendo a vacinação contra a meningite B em crianças entre os 5 e os 10 anos”
Dr. Francisco Abecasis
04 Fev. 2022

O médico pediatra Dr. Francisco Abecasis, em declarações à My Pediatria, analisou um recente estudo internacional que concluiu que nos últimos anos houve um aumento de casos de infeção por meningite B em adolescentes no Reino Unido. O especialista fez ainda uma abordagem atual ao contexto da doença em Portugal, apelando à vacinação para prevenir casos de infeção graves que podem ser fatais.

RSV: "Temos tido uma carga de doença elevadíssima"
Dr. Gustavo Januário
29 Nov. 2021

“Mudámos o enfoque para o vírus SARS-CoV-2, que causa a COVID-19, mas na verdade os problemas que temos são com os outros vírus respiratórios.” Quem o afirma é o Dr. Gustavo Januário, pediatra no Hospital Pediátrico de Coimbra. Em entrevista à News Farma, o especialista destaca que a mudança de foco poderá ter prejudicado a atuação destes profissionais de saúde no vírus sincicial respiratório (RSV), com consequências para o futuro. Assista ao vídeo.

Prof.ª Doutora Inês Azevedo: “Este conjunto de vontades das diferentes sociedades é o que constrói este congresso nacional”
Prof.ª Doutora Inês Azevedo
03 Nov. 2021

A presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Prof.ª Doutora Inês Azevedo, fez o balanço do evento, destacando a versatilidade dos temas abordados. Em entrevista à My Pediatria, expressou a sua satisfação com a riqueza do programa científico e com a realização do congresso presencial. Veja o vídeo.

Prof. Doutor Mario Ramirez responde aos caminhos da vacinação pediátrica
Prof. Doutor Mario Ramirez
03 Nov. 2021

“Perspetivas em vacinação pediátrica - que caminhos?” foi o nome do simpósio da MSD, que teve lugar no segundo dia do 21.º Congresso Nacional de Pediatria. Em entrevista à My Pediatria, o Prof. Doutor Mario Ramirez frisou os principais pontos debatidos na mesa-redonda, na qual participou em conjunto com a Prof.ª Doutora Fernanda Rodrigues. Veja o vídeo.

Reumatologia Pediátrica sob o olhar do Dr. Manuel Salgado
Dr. Manuel Salgado
03 Nov. 2021

A mesa-redonda “Reumatologia Pediátrica”, que decorreu no dia 28 de outubro, no âmbito do 21.º Congresso Nacional de Pediatria, abordou três temas distintos: as lombalgias; as manifestações orais das doenças sistémicas; e a emergência pediátrica em Reumatologia. O Dr. Manuel Salgado foi o moderador da sessão e, em entrevista à My Pediatria, explicou cada uma das temáticas. Veja o depoimento.

COVID-19 é uma preocupação da SPP
Prof. Doutor André Graça
03 Nov. 2021

“A sociedade continua a pensar que o grande problema desta doença para as crianças não é tanto o componente biológico ou a doença física, mas sobretudo o impacto que a pandemia está a ter na vida social das crianças.” Quem o afirma é o Prof. Doutor André Graça, do Hospital de Santa Maria e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP). Em entrevista, no âmbito do 21.º Congresso Nacional de Pediatria, o especialista defende que, apesar de existir uma fração muito pequena de crianças com doença física grave, “não é desprezível”. Veja o vídeo.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

PUB

 

Apoio

AzevedosBialMSD