Opinião

A relação entre as alergias alimentares e respiratórias
Dr. José Carlos Cidrais Rodrigues
08 Ago. 2022

Leia o artigo de opinião do Dr. José Carlos Cidrais Rodrigues, diretor do Serviço de Pediatria e do Departamento da Mulher, da Criança e do Jovem da ULS Matosinhos, sobre a alergia alimentar e respiratória e a relação entre elas.

Erros inatos da imunidade
Prof.ª Doutora Magda Carneiro-Sampaio
11 Jul. 2022

Leia o artigo de opinião da Prof.ª Doutora Magda Carneiro-Sampaio, docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e membro da Academia Brasileira de Pediatria, sobre a relação entre as infeções e as imunodeficiências primárias.

Da porta de entrada ao diagnóstico molecular e tratamento da doença alérgica
Dr.ª Sylvia Jacob
27 Jun. 2022

Leia o artigo de opinião da Dr.ª Sylvia Jacob, da Unidade de Alergologia Pediátrica do Centro Hospitalar e Universitário de São (CHUSJ) sobre a dermatite atópica, e a forma como afeta 20 % das crianças.

Os desafios da obesidade pediátrica
Dr.ª Inês Santana Peixoto
02 Nov. 2021

Leia o artigo de opinião da Dr.ª Inês Santana Peixoto, interna de Medicina Geral e Familiar, sobre os desafios existentes na obesidade pediátrica. 

Dia Mundial da Esclerodermia: "A doença é só um aspeto da pessoa, não é a pessoa"
Dr. J. A. Melo Gomes
28 Jun. 2021

Na véspera do Dia Mundial da Esclerodermia, assinalado a 29 de junho, leia a opinião do Dr. J. A. Melo Gomes sobre esta patologia rara e como a mesma não deve impedir o doente de realizar os seus sonhos e de viver com qualidade.

Uma história de encantar…falta só um bocadinho - APLV comparticipação do tratamento pelo Estado
Prof. Doutora Henedina Antunes
16 Out. 2020

"Chamo-me Henedina Antunes e no dia 24 de junho de 2017 fui eleita presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica. Esta sociedade tem como finalidade tratar e dar as melhores condições de tratamento a todas as crianças com problemas desta área, e fazer formação para este objetivo, bem como prevenir o aparecimento destas patologias.

Crianças são particularmente suscetíveis aos efeitos prejudiciais do fumo ambiental de tabaco
Prof.ª Doutora Teresa Bandeira
07 Jun. 2019

O tabaco é lesivo para quem fuma e para todos os que partilham o espaço poluído do fumo de tabaco, aumentando igualmente nos expostos o risco de cancro, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias. As crianças são particularmente suscetíveis aos efeitos prejudiciais do fumo ambiental de tabaco, uma vez que respiram mais rápido, têm maior área relativa de superfície do pulmão e os seus sistemas respiratório e imunológico são ainda imaturos.

A higiene íntima das crianças
Dr.ª Ana Serrão Neto, coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente Hospital CUF Descobertas
15 Abr. 2019

Antes de falarmos sobre a higiene da região vaginal e anal das crianças é importante recordarmos a anatomia das raparigas e dos rapazes. Sendo diferente, compreendemos melhor que os cuidados de higiene têm particularidades também elas distintas.

 

Diagnóstico em Alergia. Não estamos sós...
Dr. Pedro da Mata, Instituto Clínico de Alergologia, Lisboa
22 Out. 2018

 Na prática da Medicina o essencial é o diagnóstico que deve ser o mais exato possível com valorização de todas as comorbilidades e eventuais efeitos secundárias de alguma medicação em curso. Para se atingir essa meta é preciso “tempo” e conhecimentos. Se por um lado os conhecimentos científicos crescem a uma velocidade “assustadora”, o tempo escasseia cada vez mais, atingindo-se tempos de consulta onde é muito provavelmente impossível fazer qualquer diagnóstico com segurança.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

 

Apoio

AzevedosBialMSD